sábado, 5 de janeiro de 2013

Votorantim projeta arquibancadas de alvenaria para 10 mil



Prefeitura de Votorantim projeta iniciar  implantaçao arquibancadas de alvenaria a partir de 2014
Proposta já teria aprovação do prefeito e meta ainda num médio prazo é da volta do futebol profissional à cidade; Meta é realizar as próximas Copas Brasil Infantil sem tem de locar arquibancadas móveis




A informação foi dada  pelo diretor de Esportes da Sespol, Secretaria Municipal de Esportes de Votorantim, Décio Prado, deve gerar surpresa muita gente. Segundo o dirigente, uma das propostas para um futuro breve, mais precisamente para a partir do início de 2014, é dotar, em praticamente toda extensão do Estádio Municipal “Domênico Paolo Metidiéri”, de arquibancadas de alvenaria.
Com isso, segundo informou com exclusividade á Folha de Votorantim e ao Portal Esportivo Regional, o dirigente, ameta e o projeto é fechar todo estádio com arquibancadas de alvenaria, com direito a uma ferradura na virada na parte do fundo (como é o CIC, Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba hoje).
Décio Prado explicou que é possivel, com essa estrutura de alvenaria que o Estádio Municipal de Votorantim passe a contar com uma capacidade de 8 a 10 mil lugares. “Ainda é um projeto, uma ideia que levamos e conversamos com o prefeito municipal, e que ele gostou e aprovou a ideia. Vamos esperar terminar bem a Copa Brasil Infantil, que é a nossa maior preocupação e vamos pensar nesse projeto para o ano que vem”.
O único setor que ficaria de fora das obras de alvenaria é quase centenária arquibancada de madeira, tombada pelo patrimônio (histórico como o estádio), que seria mantida intacta. Esse setor tem capacidade de no máximo 500 a 700 lugares.
Segundo Prado seriam precisos pelo menos sete lances de arquibancadas de alvenaria e dependendo do projeto o “novo” “Domênico Paolo Metidieri” seria um estádio moderno e apto para jogos de quase todos os níveis, da base, passando para o amador e profissional.
Recursos - No entanto, uma obra deste porte, precisaria de muitos recursos. Sobre essa questão Prado disse que a solução será buscar essa verba com a iniciativa privada. “Como é um projeto de médio prazo, vamos atrás das verbas com a iniciativa privada pois muitas empresas vem se intalando na cidade e podem participar de um projeto desta envergadura”, frisou Prado, que ainda cita que o Grupo Votorantim também deve ser procurado para participar deste projeto.
Meta é voltar a  ter time profissional 
O diretor de Esportes da Sespol adiantou que a construção das arquibancadas de alvenaria do “novo” estádio municipal, seria apenas o primeiro passo de um outro projeto para a cidade. E mais ambicioso. da volta do futebol profissional.
“Primeiro precisamos estruturar a cidade para receber um time profissional e isso passa por termos um estádio estruturado e em condições e esse é o primeiro passo. Depois, a vinda de um time profissional é um segundo passo e que também precisa ser estudada com calma”, frisou Prado.
O diretor disse já teve inclusive, contato com alguns empresários que teriam tido interesse em trazer para a cidade um time profissional.
“Já tivemos o Corinthians e o Votoraty aqui e essas experiências (erros e acertos), devem servir como base para que de possa acertar no futuro com um time que valorize acima de tudo os jogadores da cidade dando oportunidade aos votorantinenses, desde a base até o profissional”, destacou Prado. 
Cidade teve dois times profisionais

Recordando que Votorantim já teve dois times profissionais em sua história: o EC Corinthians, que jogou a terceira divisão paulista em 1962, 1963 e 1964,quando foi extinto.
E o Votoraty FC, que foi fundado pelo grupo Cascadura (empresarios Ricardo Leoni Mafei e Isac Possato) em maio de 2005.
O time grená disputou o Paulista sub-20 (2005, campeão), a quarta divisão (2006, ficou entre os quatro e subiu), a A-3 (em 2007, 2008 e 2009, quando subiu), a A-2 )em 2010 (ficou entre os dez melhores), a Copa do Brasil (2010, eliminou o Treze-PB, mas perdeu na segunda fase para o Grêmio). O
Tigre de Votorantime acabou, indo embora para Ribeirão Preto, em maio de 2010 e fechando as portas pouco depois quando pertenceu ao Grupo “Leão & Leão”, de Ribeirão Preto.

Montagem das tubulares entrou no segundo dia

Ontem a montagem das arquibancadas no Estádio Municipal “Domenico Paolo Metidieri”, para a 18ª edição da Copa Brasil de Futebol Infantil entrou no segundo dia e todo o trabalho previsto para terminar dia 14, segundo revelou o secretário de Esportes e Lazer, João Carlos Taborda. Com a estrutura de madeira e mais as tubulares, o estádio poderá receber um pouco mais de 5 mil lugares na competição.
Nos dois primeiros dias já estava adiantada a estrutura dos lances das arquibancadas ao lado da tradicional, de madeira. Segundo a empresa contratada, segunda-feira que vem um pessoal maior já estará na cidade a montagem vai avançar bastante.
GM e PM - Por outro lado, segundo o secretário de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec), Milton Moreira, os alojamentos e a entrada do estádio onde ocorrem as revistas ficarão a cargo de uma empresa privada. Os alojamentos terão a proteção da Guarda Civil Municipal (GCM), e a segurança da parte interna dos jogos e trabalhos no entorno ficarão de responsabilidade da Polícia Militar.

Estádio Municipal
Domênico Paolo Metidieri
* Inauguração: 24/09/1924
* Jogo inaugural: SC Savóia 4 x 1 SC Germânia
* `Passou por reformas em 2001 e 2009
* Localizaçao: Avenida Newton Vieira Soares
* Capacidade: Já teve 10.034 pessoas e hoje conta com arquibancas de madeira para no máximo 700 pessoas/
* Patrono: O nome (“Domênico Paolo Metidieri” - “Minguito”, foi dado em homenagem ao pai do Comendador Alfredo Metidieri, ex-presidente da Federação Paulista de Futebol.
Ajustes na iluminação

Além da montagem das arquibancadas, a atenção maior da equipe da Sespol nestes primeiros dias antes da Copa Brasil Infantil,que começa dia 17 está na iluminação.
O diretor de esportes Décio Prado esteve ontem, junto com o Elcio Souto, tentando agilizar os trabalhos no Estádio Municipal. Segundo o dirigente foram comprados oito conjuntos de lâmpadas dois mil watss e ainda quatro conjuntos de lâmpadas de mil watts.
Um técnico esteve ontem à tarde no Estádio Municipal avaliando todo o sistema de iluminação e segundo Décio Prado, as primeiras observações foram de que, a princípio, dois conjuntos tem problemas e terão de ser substituidos.
Mas uma checagem geral e mais minuciosa no sistema será realizado e apontará o que será preciso para deixar a iluminação com as condições de receber os jogos da competição.
Mudança da torre - Depois da Copinha, segundo Décio Prado, mudanças maiores deverão ocorrer para dotar o Estádio Municipal de uma iluminação mais eficiente para jogos e eventos à noite. Entre elas da mudança do local da torre centro. “Pretendemos adequar todo o sistema para podermos realizar jogos à noite com boas condições”, frisou Prado.
Bola rola na quinta

A Copa Brasil Infantil, competição, considerada uma das maiores do país na categoria sub-15, estará iniciando quinta-feira, 17 de janeiro próximo e se estenderá até o dia 27 com jogos no Sesi e Estadio Municipal.
Logo na primeira rodada, após a abertura oficial, dia 17 de janeiro no Estádio jogam às 20h, Coritiba, o atual campeão e o Palmeiras.
Na sexta-feira, dia 18 estão previstas mais sete partidas. As 9h jogam: Atletico-MG x Bahia, Estádio (grupo B), Internacional x Santos, Sesi (grupo D). Às 10h30 têm: Figueirense x São Paulo, Estádio (grupo B) e Botafogo x Vitória, Sesi (grupo D);.
Ainda na sexta-feira jogam às 17h30, Flamengo x São Bento, Sesi (grupo A); e também: 18h, Votorantim x Vasco, Estádio (grupo C) e 19h30, Grêmio x Corinthians, Estadio (grupo C).
Textos: Rivail de Oliveira - Foto: Folha de Votorantim/

Nenhum comentário:

Postar um comentário