A decisão colocou frente a frente os donos dos melhores ataques da competição e a expectativa era de um confronto de muitos gols. O Flamengo começou buscando corresponder a essas expectativas e foi par cima, envolvendo o time gremista com rápidos toques. Os gaúchos tentavam surpreender nos contra-ataques.
O Grêmio, campeão em 2008 e 2010, amarga pela segunda vez a perda do tricampeonato, uma vez que o Tricolor havia perdido a decisão de 2012 para o Coritiba nos pênaltis.
A primeira boa oportunidade para os cariocas aconteceu logo aos seis, quando o artilheiro Vinicius recebeu lançamento, ganhou na velocidade e chutou cruzado. A bola bateu no poste direito do goleiro do Grêmio.
A resposta do Grêmio veio na sequencia em um contra-ataque puxado por Matheus Cardoso ela direita. Ele cruzou na área, o goleiro Vitor Hugo deu um tapinha, mas a bola caiu Carlos Kaleo, que chegou para completar, mas Léo Trindade estava no lugar certo e salvou em cima da linha.
Aos 17 minutos novo ataque flamenguista. Marx serviu Vinicius, que saiu na cara do gol, ele tentou tocar por cima, mas o goleiro Gabriel fez outra grande defesa, salvando o Grêmio, que respondeu na mesma moeda logo momentos depois quando Mateus Cardoso roubou a bola no campo de defasa e puxou ótimo contra-ataque para o Grêmio. Na entrada da área o camisa 10 tocou para Carlos Matheus que bateu forte e desta vez foi o goleiro do Flamengo que apareceu para praticar grande defesa.
Pouco depois os papeis se inverteram foi o Carlos Matheus que serviu o Mateus Cardoso bater cruzado. Novamente o goleiro do Flamengo apareceu para desviar para escanteio. Mesmo com toda a movimentação e ótimas oportunidades criadas, o primeiro tempo terminou sem abertura de contagem.
No segundo tempo o enredo da primeira etapa se repetiu. Os primeiros dez minutos foram de domínio absoluto do Flamengo. O Grêmio seguia com sua tática de jogar por uma bola. Como o jogo caminhando para as penalidades, o técnico do Flamengo decidiu mexer no time. E as mudanças foram providencias.
Aos 20 minutos Leandro em seu primeiro lance na partida fez um lançamento na medida para Joarley, que também tinha acabado de entrar. Ele percebeu o goleiro saindo e deu um belo toque por cobertura para marcar um golaço. O gol do título.
Já no final, o artilheiro Vinicius foi lançado em impedimento. Mesmo após a marcação do árbitro, ele chutou para o gol e foi advertido com cartão amarelo. Como no primeiro tempo ele já tinha sido advertido exatamente pelo mesmo motivo, o jogador recebeu o vermelho.
Mesmo com um a menos, o Flamengo seguiu assustando. Matheus Alves experimentou de fora da área e Gabriel mandou para escanteio. O Grêmio ainda chegou mais uma vez, mas sem levar perigo ao gol de Victor Hugo.
Além do título o Flamengo contou teve Vinicius como artilheiro do campeonato com seis gols marcados e também o troféu fair play como equipe maios disciplinada.
Com pouco tempo para tentar o empate, o Grêmio foi para cima e ai foi a vez do Flamengo passar a explorar os contra golpes.
Flamengo: Victor Hugo; Wesley, Léo Trindade, Patrick e Leandro; Matheus, Henrique e Marx (Leandro); Vitor Ricardo (Ferrari), Lincoln (Joarley) e Vinícius. Técnico: Dudu Patetuci.
Grêmio: Gabriel; Petterson, Guilherme, Miguel e Matheus Nunes; Rocyan, Victor Bobsin (Wesley) e Vitor Gabriel (Antônio Marcos); Carlos Matheus (Lucas) Matheus Cardoso e Carlos Kaleo (João Sávio). Técnico: César Lopes.
Árbitro: Eduardo Biruel Souza
Auxiliar 1: Jony Shiniti Kamakura
Auxiliar 2: Suelen Maiara
SEMIFINAIS
Na noite desta sexta-feira (23 de janeiro), saíram os finalistas da 20ª edição da Copa
Brasil de Futebol Infantil, que vem sendo realizada em Votorantim. Fazem a
grande final do torneio, organizado pela Prefeitura de Votorantim, Grêmio e Flamengo.
A rodada semifinal ocorreu nesta sexta-feira, diante de um bom público no
Estádio Domênico Paolo Metidieri.
Grêmio na final -Foto - Secom Votorantim |
Na partida preliminar, entre os times do Sul do país, o Grêmio Portoalegrense levou a melhor sobre o Figueirense-SC nos penais, por 5 a 4 depois de empate por 1 a 1 no tempo regulamentar. Os gols do tempo normal foram de Tiago aos 20 minutos para os catarinenses, e Rocyan, aos 31 minutos, para os gaúchos, todos no primeiro tempo.
Deu Mengão
Nas cobranças de pênalti, marcaram para o Grêmio, Miguel, Alcântara, Mateus Cardoso, Matheus Nunes, Lucas Gabriel e Peterson, já nas cobranças alternadas; errou Lucas.Para o Figueirense marcaram, Joãoo Victor, Vinicius, Lucas, Daniel; erraram Lucas II e Gustavo, no penal decisivo.
Flamengo eliminou o Corinthians - Foto: Secom |
Na segunda partida da noite o Flamengo, se classificou ao vencer
o Corinthians por 2 a 0, gols de Lincoln
aos 21 do primeiro tempo e Vinicius aos 14 do segundo tempo. A final inédita entre cariocas e gaúchos está marcada para domingo às 10h no Estádio Municipal de Votorantim.
Finalistas
Para chegar à final o Grêmio eliminou o Atlético-MG nas
quartas-de-final, 4 x 3 nos penais depois de 2 a 2 no tempo normal, e na
semifinal, o Figueirense, 1 a 1 no tempo normal e 5 a 4 nos penais. O Flamengo
bateu o São Paulo nas quartas, 1 a 1 no
tempo normal e 4 a 1 nos penais e o tirou o Corinthians nas semifinais na
sexta-feira, 2 a 0.
A
campanha do Grêmio teve, 5 pontos em 5 jogos, com 1 vitória, 3 empates e 1
derrota, 9 gols marcados e 8 sofridos. O Flamengo teve 11 pontos em 5 jogos, 3 vitórias e 2
empates, 12 gols marcados e 5 sofridos.
Na primeira fase eles se enfrentaram e o deu Mengão, 3 a 0.